Reconheço que esta aprendizagem de publicar blogs ficou ainda muito por desvendar.
Para os alunos é sempre mais fácil aprender. Este é o mundo deles. Nasceram nesta era. A tecnologia já faz parte deles, mesmo que não estejam sempre a utilizá-la, ela está lá.
Para mim, foi uma aprendizagem no âmbito da Formação em Língua Portuguesa, PNEP.
Este foi o princípio. O aprofundamento terá que ser em Formação própria, se houver oferta, ou em auto-formação. Tanta vez que quis introduzir fotografias, ou retirá-las e me "desaparecia" tudo! E tinha que saber, para poder ensinar os alunos a fazê-lo.
As aprendizagens fazem-se assim. Fazendo e desfazendo. Construindo e descontruindo, para dar lugar a mudanças, a conhecimento novo.
Deu muito trabalho, foram muitos serões de aprender para ensinar mas, neste final de ano, fica-me uma sensação de realização.
Que turma fantástica tive! Tanto que gostámos do que fazíamos! Eles, todos, a professora Gertrudes, a professora Carla e eu.
Ainda faltam publicar algumas produções poéticas das Ciências. A seu tempo!
Obrigados por nos lerem! Por nos saudarem! Por nos animarem! Por nos motivarem!
Arquivo do blogue
quarta-feira, 2 de julho de 2008
A Festa de final de Ano foi o culminar de actividades divertidas e construtivas

A ginástica e a dança foram os grandes momentos. Mereceram esse protagonismo. Fez-se um bom trabalho, assim como em Inglês. A dança de Inglês convidou a assistência a colaborar e, por se estar ocupado, não ficaram registos.
Ficou na memória.

O Teatro de Sombras Chinesas e de Fantoches foi todo feito por eles. Desde a barraquinha, que o Vitor levou para a Escola, aos fantoches, às personagens para o Teatro de Sombras, aos textos dramáticos próprios e às adaptações das histórias de António Mota.
A professora Gertrudes foi a grande impulsionadora desta actividade.
Divertimo-nos todos, zangámo-nos algumas vezes, porque as críticas nem sempre são fáceis de ouvir. Nestas idades fazer e refazer custa muito.
Mas aprenderam mais.
Melhoraram textos com a ajuda dos outros, que foram o primeiro público.
E agora Professora? O que acontece ao Blog?
Já não há alunos na escola.
Ficou por mostrar boa parte da Festa de Final de Ano. As rimas que fizeram para se despedirem dos colegas que vão para o 5º ano, (não se publicam porque revelam segredos deles), só "os de cá" podem saber, porque todos se conhecem e não levam a mal.
A emoção de novos rumos.
A despedida da infância, de uma escola em que eles foram os protagonistas.
Perguntaram-me:
- Professora e agora o blog?
Respondi-lhes que o 3º ano, que está no 4º, chegará a acordo com a nova professora, para lhe dar continuidade. Além disso, a professora Carla continuará na Biblioteca e já se comprometeu a continuar a ajudar, assim como na continuidade da correspondência com o Brasil.
Ficaram animados e tranquilos.
Ficam 7 deste grupo. Entram 9 para o 1º ano e constituirão uma turma.
De certeza que também se irão entusiasmar. Alguns deles até têm computador. A participação dos pais vai ser fundamental.
Por agora, cabe-me a mim terminar o que começou como um projecto colectivo, de todos e para todos (os envolvidos e os do mundo).
Deliciavam-se com a projecção que o blog podia ter.
O quão longe iriam os seus produtos? Será que alguém responderia?
E iam ao Atlas procurar regiões longínquas e perguntavam "Será que aqui há Internet?" e "Será que entendem o que escrevemos?" mas logo um, mais desperto, assegurava: "Então não entendes o que vês nas fotografias?". E outros: "As imagens também são uma forma de falar" e assim continuaram, entusiasmados.
Subscrever:
Comentários (Atom)

