sábado, 28 de junho de 2008

Já terminámos o ano lectivo. Agora será a professora,sozinha, a comunicar o que fizémos no finaldo ano

Os alunos da E. B. 1 de Azaruja despedem-se de todos os cibernautas que tiveram a amabilidade de querer conhecer o que faziamos. Temos pena de não ter havido comentários! Alguns amigos disseram-nos, que este blogger, só os aceita dentro do mesmo servidor. Pois é pena. Motivava-nos mais a prosseguir. Mas tivemos uma senhora deputada que publicou no Diário do Sul de 19 de Junho,uma crítica muito favorável, que nos encheu de satisfação. Além de ter dado conhecimento deste blog a pessoas que, normalmente, não usarão a Internet! Muito obrigados!





Os alunos, para poderem publicar os seus trabalhos, tiveram que adquirir muitas competências dentro desta área. Não só escreviam, como tiveram que saber utilizar o scanner, inserir imagens, verificar o aspecto estético final e publicar. Isto, além de tantas outras funções que, por fazerem parte do conhecimento tácito, já nem nos apercebemos.

Ainda se irá publicar alguns aspectos da nossa festa de final de ano que, com a dança e a ginástica ainda foi mais divertida.

Mas agora será só a professora. Nestes dias ainda viemos à escola, porque vamos ter saudades.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Despedimo-nos, por este ano, dos nossos amigos do Brasil.



Fizemos teatro na nossa escola e a nossa professora vai enviar-lhes os livrinhos, com as peças que adaptámos, de obras do "nosso" escritor António Mota. Oxalá se divirtam tanto como nós!



Este ano correspondemo-nos com duas turmas do Brasil. O que deles recebiamos teve sempre um lugar de destaque na nossa sala.


Despedimo-nos hoje, agradecendo o que nos ensinaram: que o ano lectivo lá, termina nas nossas férias de Natal, que aqueles colegas estão como que "do outro lado da Terra", isto é, estão para lá do Equador e têm clima diferente, quando nós estamos na Primavera, estão eles no Outono, e coisas assim...



Agora que estava a ser bom, já tinhamos correspondentes individuais, chegamos nós ao final do ano lectivo! Mas a nossa professora já nos disse que, se mandássemos a nossa morada, aqueles colegas podiam continuar a corresponder-se com cada um de nós. Vamos ver se os nossos pais alinham!

domingo, 15 de junho de 2008

Fomos a Lisboa receber os prémios. Havia para o Diogo e para a Biblioteca da Escola, representada pela professora Carla.

A professora Carla entusiasmou-nos a concorrer, afinal o autor era nosso conhecido. Mostrou-nos algumas obras, que nós lemos e escolhemos, muito democráticamente, a que nos interessou mais para trabalhar. Escolhemos "A Galinha medrosa".

Também a professora Gertrudes nos entusiasmou a concorrer, trabalhando outro livro: "Se tu visses o que eu vi". Temos trabalhos com muito humor e qualidade, mas por agora estão exposto na escola sede, a Escola de Conde Vilalva, em Évora. Também virão para este blogg.












Agradecemos, mais uma vez, à Vereação da Cultura, da Câmara Municipal de Évora, em especial à Drª Helena Ferro e à Drª Ana Abrantes, por nos proporcionarem a viagem a Lisboa e, além disso, à última, por nos ter acompanhado.
Só neste espaço da feira, já nos deslumbrámos com uma cidade, que muitos de nós desconheciamos totalmente e à qual temos que voltar, nem que seja através da escola!



quinta-feira, 12 de junho de 2008

Tivemos correspondência com uma turma de Garça e outra de Marília, distrito de S.Paulo, Brasil


Com a escola de Marília a nossa correspondência foi mais curta. Só começámos este ano civil. Mas eles estão na 3ª e 4ª série, ou seja, no 3º e 4º ano, como nós e fizemos estudos dentro do nosso Programa e partilhámoscom eles.

Somos uma terra em que a cortiça é a principal fonte e trabalho.
Temos monumentos muito antigos e demos a conhecer isso aos nossos amigos.
Com a escola de Garça já nos correspondemos desde o ano lectivo anterior. Já somos "velhos amigos".

Também recebemos deles cartas, autoretratos, trabalhos sobre Garça (a Festa das Cerejas) e da escola. Durou este ano lectivo e parte do outro.















sexta-feira, 6 de junho de 2008

O DIOGO GANHOU UM PRÉMIO NO CONCURSO LITERÁRIO ANTÓNIO MOTA.



Este foi o trabalho que deu ao Diogo o 3º Prémio a nível nacional.

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da cooperação da Escola com a Biblioteca Escolar de Azaruja, na nossa "Hora do Conto" e às 2ªas com a professora Gertrudes. Com esta professora transformámos textos narrativos, do escritor, em textos dramáticos e vamos apresentá-los na festa de final de ano.

A visita do escritor António Mota à nossa escola foi a motivação para escrevermos um livro. Só nosso. Com as personagens que imaginámos e que fomos construindo e reconstruindo, ao longo do ano. Assim nos tornámos "Pequenos Escritores". O António Mota não deixou de apreciar a nossa escrita! Agradecemos também às pessoas da Câmara Municipal de Évora que estão ligadas ao Projecto "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas".



Graças a que nos atribuiram um autor "em carne e osso" pudemos motivar-nos mais e melhor para, além de leitores, também nos tornarmos escritores.


As professoras Carla (coordenadora da Biblioteca da E.B.1 de Azaruja), Gertrudes e Manuela ficaram muito felizes. A profissão de professor também se constrói com os sucessos dos alunos!
Para o Diogo se consciencializar da importância da atribuição do Prémio à sua pessoa, o autor foi situando no mapa a procedência dos outros alunos, que também ganharam prémios.
O escritor é que nos deu a notícia. Muito devagar, para fazer "suspense"!
O Diogo ficou tão contente! Os colegas nem podiam crer!






O grupo do 4º ano foi conhecer a escola sede (de Conde Vilalva, Évora) e quer deixar aqui o seu testemunho.